Eni efectua o primeiro carregamento de GNL de Moçambique

Eni efectua o primeiro carregamento de GNL de Moçambique

Partiu ontem 13, de Novembro d 2022 o primeiro carregamento de Gás Natural Liquefeito (GNL) produzido a partir do Campo de gás Coral, nas águas ultra-profundas da Bacia do Rovuma, informou a petrolífera italiana operadora delegada do projecto Coral South através de um comunicado.  

“O primeiro carregamento de GNL do projecto Coral South, e de Moçambique, é um passo adiante novo e significativo na estratégia da Eni de alavancar o gás como uma fonte de energia que pode contribuir de forma significativa para a segurança energética da Europa, através da crescente diversificação da oferta, ao mesmo tempo em que apoia uma transição justa e sustentável”, disse Claudio Descalzi, administrador-delegado da Eni.

“Continuaremos a trabalhar com os nossos parceiros para garantir a valorização atempada dos vastos recursos de gás de Moçambique”, acrescentou citado no comunicado que o MZNews teve acesso.

O projecto Coral South é referência para a indústria e coloca Moçambique no palco global do GNL. O projecto, entra em operação apenas 5 anos após a sua aprovação, isto em 2017, de acordo com o orçamento e plano inicial, apesar dos constrangimentos causados pela pandemia Covid 19.

Segundo o comunicado este resultado só foi possível graças à distinta abordagem da Eni de faseamento e paralelismo, a um plano de execução bastante efectivo, ao forte empenho de todos parceiros e ao notável apoio do Governo de Moçambique.

A Coral Sul FLNG tem capacidade de liquefação de gás de 3,4 milhões de toneladas por ano (MTPA) e produzirá GNL a partir dos 450 bilhões de metros cúbicos de gás do reservatório Coral.

A Área 4 é operada pela Mozambique Rovuma Venture S.p.A. (MRV), uma joint venture incorporada que é detida pela Eni, ExxonMobil e CNPC, que tem uma participação de 70% no contrato de concessão para exploração e produção da Área 4.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.