Como resolver o problema de salários a menos por causa da TSU?

Como resolver o problema de salários a menos por causa da TSU?

O Governo há começou a pagar os salários da função pública referentes ao mês de Outubro com base na Tabela Salarial Única (TSU). Cerca de 81% dos funcionários do aparelho do Estado já receberam, de acordo com o porta-voz da 37ª sessão do Conselho de Ministros.

No entanto, alguns funcionários do Estado alegam cortes nos seus salários por causa da TSU, apesar de a expectativa ser de auferir mais um pouco do que já recebe. Ciente disso, Filimão Suaze acautelou a situação dizendo que se trata de alguma falha no sistema de pagamento e que existem mecanismos para resolver cada caso.

“A ter havido tal situação como erro do sistema, vai ser prontamente corrigido, até porque o princípio de irredutibilidade do salário se mantém em vigor. Não podem ser constatadas situações de salários abaixo dos salários que vinham a ser pagos anteriormente, estaríamos a desvirtuar o espírito que está por detrás da Tabela Salarial Única (TSU), pelo que se estes problemas forem devidamente apresentados, serão corrigidos”, sustentou Filimão Suazi, citado pelo portal “O País”.

Segundo Filimão Suazi, o Executivo percebe que surjam situações de incompreensões sobre o funcionamento do novo instrumento legal da tabela salarial do Estado. E aproveitou a situação para vangloriar a “nobreza” e implementação da TSU como uma das “medidas mais estruturantes e de maior sucesso” da actual governação.

O porta-voz do Conselho de Ministros avançou que a Comissão de Enquadramento da Tabela Salarial Única está a trabalhar para resolver prováveis inconformidades que resultem da reforma da tabela na Função Pública.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.