Zona livre do Comércio: Moçambique na iminência de ratificar o acordo

O governo moçambicano poderá ratificar, dentro dos próximos dias, o Acordo de Acesso à Zona do Comércio Livre Continental Africana que, entre vários benefícios, prevê isenção de impostos em trocas comerciais de bens e de serviços em 54 países.

Citado pelo jornal Notícias, o ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, defende que a adesão a este pacto é mais uma oportunidade que se abre para a melhoria e superação do défice persistente da balança comercial.

Segundo dados de 2021, o défice da balança comercial assinalou 5.583 milhões de dólares de exportações (um crescimento de 55%), contra 8.618 milhões de dólares de importações (um crescimento de 33%).

Sabe-se que o Acordo de Acesso à Zona do Comércio Livre Continental Africana foi assinado em 2016 por 44 países em Kigali, Ruanda, mas só começou a ser ratificado em Dezembro de 2020, tendo entrado em vigor em Janeiro de 2021.

De referir que até ao início do presente ano o Tratado do Comércio Livre Continental Africano havia sido ratificado por 42 Estados, cobrindo mais de 70% do comércio entre as economias desta região do mundo.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.