Novas portagens com novas taxas…mais caras

A partir de amanhã entram em funcionamento mais sete novas portagens em algumas estradas nacionais. Entram igualmente em vigor novas taxas a serem pagas nas portagens. E são agora mais caras.  

Segundo um comunicado da Administração Nacional de Estradas e o Fundo de Estradas, citada pela Carta, da tabela consta que os veículos da classe 1 deverão pagar uma taxa fixada em 50 Meticais; classe 2, 200 Meticais; classe 3, 500 Meticais; e 1.000 Meticais para a classe 4.

Estas taxas serão aplicadas nas portagens de Chidenguele, no troço Xai-Xai-Zandamela; Nhacundela que cobre o troço Zandamela-Lindela; Malova, troço Lindela-Nhachengue e portagem de Mapinhane, que está entre Nhachengue e Pambara, todas localizadas a Sul do país e ao longo da Estrada da lista, está também a portagem de Camuaza Chenga, localizada ao longo da EN7, entre Catandica e Changara, na província de Manica.

Segundo a fonte, as referidas taxas serão igualmente aplicadas na portagem de Congerenge, ao longo da EN13, entre Lichinga e Mandimba; e na portagem Utukulo, no troço entre Mandimba/Cuamba na EN13, na província do Niassa.

Nacional Número 1 (EN1). portagens. Do comunicado, consta ainda que as taxas mensais para residentes, incluindo veículos de transporte semi-colectivo de passageiros, estão fixadas em 300 Meticais para classe 1 e 500 Meticais para a classe 2.

“Os utilizadores elegíveis às taxas especiais, nomeadamente os residentes das imediações de cada posto de portagem, incluindo veículos de transporte urbano semi-colectivo de passageiros, devem dirigir-se aos escritórios dos postos de portagem ou às respectivas Delegações Provinciais do Fundo de Estradas, FP, para formalização e cadastramento”, sublinha a nota, citado pelo portal.

A Administração Nacional de Estradas e o Fundo de Estradas lembram, no mesmo comunicado, que as novas portagens foram instaladas no âmbito do Programa Auto-Sustentado de Manutenção de Estradas (PROASME), aprovado pela Resolução nº. 63/2020, de 11 de Dezembro.

Segundo aquelas instituições públicas, “a implementação do PROASME está a contribuir para a melhoria da transitabilidade rodoviária e torna possível a redução dos custos de transportes, redução do tempo de viagem, redução dos custos de manutenção das viaturas, facilidade de acesso às zonas de produção e consumo, através de intervenções atempadas nas estradas financiadas pelas taxas arrecadadas, bem como geração de emprego permanente e sazonal”.

 

 

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