Jeffy Mukora, especialista na área de avaliação externa da qualidade no Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ), defende que para atingir a excelência, as instituições de ensino superior têm que investir em equipamento, reforçar a capacidade do uso das tecnologias de informação e comunicação para a gestão de informação e dos processos de avaliação e acreditação.
O pronunciamento foi feito, na passada quinta-feira, em Maputo, durante a aula inaugural do Instituto Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias (ISGCT), subordinada ao tema: “Promoção da cultura de qualidade no ensino superior”.
No âmbito da reflexão, Jeffy Mukora referiu que a qualidade da educação fornece a cada cidadão, que acede ao ensino superior, as capacidades de que necessita para a auto-realização e a participação activa na promoção do desenvolvimento sustentável do país, como cidadão e profissional competente, preparado para viver com dignidade, numa sociedade democrática, justa e de paz.
De acordo com especialista, um requisito básico para o desenvolvimento da cultura de qualidade é a existência, nas instituições de ensino superior, de um sistema de avaliação permanente que forneça informações sobre as demandas dos estudantes e identifique oportunidades de melhoria.
“Uma estratégia de comunicação adequada é considerada um pré-requisito para divulgar estratégias e políticas de qualidade, avaliar resultados e identificar os valores, crenças do pessoal, bem como o envolvimento de toda comunidade académica na tomada de decisões da instituição”, frisou.
Por sua vez, o reitor da Universidade Politécnica, Narciso Matos, indicou que há sensivelmente dez anos que a questão da qualidade do ensino tem estado a preocupar a instituição que dirige.
“A maior parte dos cursos da nossa oferta formativa passou por um sistema de avaliação, tendo sido todos aprovados. Nós submetemos voluntariamente os cursos à avaliação”, disse.
Este ano, segundo Narciso Matos, a universidade concluiu o processo de revisão curricular de todos os cursos, o que vai permitir a correção gradual das anomalias que tinham sido identificadas pelos próprios docentes e estudantes que passaram pelos referidos cursos.
Matos frisou ainda a realização periódica de cursos de capacitação para docentes, em exercício, naquela Universidade, nos quais são ministradas disciplinas como Comunicação Oral e Escrita, Tecnologias de Informação e Comunicação e Metodologia de Pesquisa Científica, para que possam melhorar as suas competências.
Deixe uma resposta