Moçambique e MCC fortalecem preparação do Compacto II

O governo de Moçambique e o Millennium Challenge Corporation (MCC) assinaram esta quarta-feira, 20 de Abril, em Washington D.C., nos Estados Unidos (EUA), um Acordo Revisto do Fundo de Desenvolvimento do Compacto (CDF, na sigla em inglês), que visa fortalecer a capacidade do Gabinete de Desenvolvimento do Compacto II (GDC-II) na identificação e desenho dos projectos que farão parte do segundo programa compacto (Compacto II) para Moçambique.

Com esta assinatura Acordo Revisto do CDF, alocar-se-á um total de 10.75 milhões de dólares ao processo em curso de preparação do Compacto II, que se espera beneficie todo o país, mas com um enfoque geográfico sobre a província da Zambézia.

Na ocasião o ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, disse que a assinatura representa um compromisso importante rumo ao desenho qualitativo do Compacto II, que será integrado por projectos nas áreas de Promoção de Investimento em Agricultura Comercial; Conectividade e Transporte Rural; e Gestão Integrada do Clima e Desenvolvimento Costeiro, as três áreas a serem cobertas pelo Compacto II.

“Gostaria de reiterar o compromisso do governo de Moçambique no fortalecimento da capacidade das nossas instituições para implementarem políticas económicas e reformas fiscais sólidas, que irão melhorar os alicerces do desenvolvimento social e económico de Moçambique”, disse o Ministro Max Tonela.

Por seu torno, a vice-presidente do MCC para Operações do Compacto, Fatema Z. Sumar, disse que “estamos satisfeitos em dar o próximo passo na nossa parceria com o governo de Moçambique. A assinatura do Acordo Revisto do Fundo de Desenvolvimento do Compacto continuará a marcar o progresso rumo a um bem-sucedido MCC – Compacto de Moçambique.”

Sumar acrescentou ainda que “com o financiamento que será disponibilizado, o MCC e o governo de Moçambique irão trabalhar para identificar projectos de investimento para reduzir a pobreza e acelerar o crescimento económico inclusivo e sustentável, bem assim o investimento do sector privado”.

Espera-se que o Acordo do Compacto II seja assinado em Julho de 2023, com a duração de cinco anos. De 2008 a 2013, Moçambique beneficiou do primeiro programa de compacto (Compacto I), num orçamento de 509 milhões de dólares.

Partilhar este artigo