O exército russo bombardeou o território da Ucrânia, nomeadamente bases aéreas e outras áreas militares, não zonas povoadas, segundo a agência noticiosa estatal russa TASS, citada pela cnnportugal.
MLRS systems active against Ukrainian positions. pic.twitter.com/LqaWV7rm08
— Global: MilitaryInfo (@Global_Mil_Info) February 24, 2022
O Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia avança que cinco aviões russos e um helicóptero foram abatidos quando as forças russas atacaram a Ucrânia
O Ministério da Defesa russo está a utilizar “armas de alta precisão” para inutilizar a “infraestrutura militar, instalações de defesa aérea, aeródromos militares e aviação das Forças Armadas da Ucrânia”, diz a nossa fonte.
A neutralização das bases aéreas da Ucrânia terá ocorrido poucas horas depois de a Rússia iniciar uma “operação militar especial”. Os militares russos negaram as alegações.
No entanto a cnnportugal avança que foi avistada uma coluna militar de veículos a entrar na Ucrânia através da fronteira bielorrussa. Cerca de 2.000 mlitares russos incluindo paraquedistas estão em território ucraniano.
VIDEO: @CNN shows CCTV footage of tanks crossing the border from Belarus into Ukraine. pic.twitter.com/WzESae0bQV
— Conflict News (@Conflicts) February 24, 2022
O Pentágono está a analisar a incursão de tropas russas na Ucrânia através da fronteira com a Bieolorrússia, para saber se as tropas russas estão a operar em conjunto com as bielorrussas.
O presidente russo Vladimir Putiin já falou ao telefone com o homólogo e aliado bielorrusso, Alexander Lukashenko.
“Cerca das 05:00 de hoje, teve lugar uma conversa telefónica entre os presidentes da Bielorrússia e Rússia, durante a qual Vladimir Putin informou o seu homólogo bielorrusso sobre a situação na fronteira com a Ucrânia e em Donbass”, segundo a agência noticiosa BelTA.
Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia diz que “ninguém vai fugir”
To Ukrainians around the globe:
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) February 24, 2022
Putin attacked, but no one is running away. Army, diplomats, everyone is working. Ukraine fights. Ukraine will defend itself. Ukraine will win.
Share the truth about Putin’s invasion in your countries and call on governments to act immediately.
Paraquedistas russos descem sobre Kharkiv
🇷🇺🇺🇦⚡️RUSSIAN PARATROOPERS TROOPS LANDING IN KHARKIV. pic.twitter.com/ncZIjrg71z
— OSINT UKRAINE (@OSINT_Ukraine) February 24, 2022
Efeitos imediatos da invasão
População de Kiev tenta deixar a cidade após ataques aéreos russos
Traffic at 7 a.m. in #Kyiv's western neighborhood as many are trying to leave the city after Russia's airstrikes.
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) February 24, 2022
Video by @AnnaMyroniuk. pic.twitter.com/EvFBldmxxz
Começam a surgir os primeiros relatos de mortes. O assessor do ministro do Interior afirma que há registo de um morto e de um ferido em Brovary, na região de Kiev.
A companhia aérea húngara, com sede em Budapeste, Wizz Air suspendeu todas as operações na Ucrânia depois da invasão da Rússia.
“Devido aos eventos na Ucrânia e ao encerramento do espaço aéreo, a Wizz Air lamenta informar nossos clientes que a companhia aérea vai suspender temporariamente todas as operações de voo no país”, disse a companhia aérea.
O rublo, a moeda russa, está a cair 5,4%, estando já em mínimos históricos.
Igualmente em queda livre, a Bolsa de Moscovo decidiu esta quinta-feira de manhã suspender todas as transações.
O MOEX, principal índice da bolsa de ações de Moscovo, já caiu 30% em comparação com outubro, o momento em que registou o último pico de valorização.
a Rússia está a ser penalizada pelos investidores em títulos de dívida pública. Há uma forte corrida à venda da dívida russa. Os investidores também se querem ver livres dos títulos da dívida ucraniana. Os juros que penalizam o risco destas dívidas estão, por isso, a subir.
Ao invés, a dívida americana tem sido beneficiada, à medida que os investidores jogam pelo seguro. Os juros da dívida pública americana a 10 anos recuaram para 1,90%.
Biden anuncia reunião do G7 para aplicar mais sanções a Rússia
Tomorrow, I will be meeting with the Leaders of the G7, and the United States and our Allies and partners will be imposing severe sanctions on Russia.
— President Biden (@POTUS) February 24, 2022
We will continue to provide support and assistance to Ukraine and the Ukrainian people.