A província de Inhambane constitui uma das regiões focais da cooperação alemã para o desenvolvimento em Moçambique. Só nos últimos anos foram implantados pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e Banco Alemão para o Desenvolvimento (KFW), projectos da cooperação alemã estimados em 70 milhões de euros, lê- se num comunicado da embaixada alemã enviado a nossa redação.
Trata-se de projectos ligados à descentralização e Finanças Públicas, Descentralização e Finanças Públicas, Desenvolvimento económico e Social Energia.
De referir que actualmente, o Banco Alemão para o Desenvolvimento, encontra-se a financiar infraestruturas municipais em Inhambane, Maxixe, Massinga, Vilankulo e Quissico através dos projectos “PODIA” e “Cidades Costeiras” em um total de 25 milhões de euros.
Foi na esteira desta cooperação que o embaixador da Alemanha, Lothar Freischlader, visitou recentemente, diferentes empreendimentos e projectos financiados e implementados pela cooperação alemã, entre eles, o Instituto Industrial e Comercial Eduardo Mondlane que contou com um financiamento de 4,5 milhões de euros e mostrou-se “satisfeito com o nível de implementação dos projectos da cooperação alemã.