De acordo com informação partilhada pela Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa, a dívida dos contribuintes ao INSS é superior a 3.2 biliões de Meticais. Esta dívida surge por falta de pagamento das empresas ao INSS dos valores descontados aos seus trabalhadores.
Na abertura da Reunião Nacional do INSS, Margarida Talapa disse que, aquando do echo do terceiro trimestre de 2021, o INSS conseguiu cobrar mais de 538 milhões de Meticais, valor esse proveniente de 16.394 contribuintes-devedores, não revelando quais os sectores nos quais as referidas empresas se enquadram.
De forma a resolver esta situação, Talapa encorajou o INSS e a Inspecção Geral do Trabalho a reforçarem as suas parcerias com as organizações sindicais, neste caso a Confederação das Associações Económicas de Moçambique e sector judiciário, por forma a cobrarem, coercivamente, as dívidas existentes por parte das empresas ao sistema de segurança social.
Talapa, referiu que o sistema conta, actualmente, com 141.475 empresas contribuintes e 1.685.741 beneficiários, ou sea, trabalhadores por conta de outrem. Só este último ano, foram inscritos 13.042 contribuintes e 76.045 beneficiários. Havenco também 62.681 trabalhadores por conta própria inscritos, sendo que destes 6.239 estão no activo, representando 10% do total de inscritos.