O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, vai lançar hoje a Campanha Agrária 2021/2022, no centro do país, com o foco no “aumento da produtividade e produção agrária” meio de sobrevivência da maioria da população moçambicana.
O evento, que vai decorrer na província de Manica, vai servir também para avaliar o desempenho da campanha agrária anterior, bem como lançar “as linhas estratégicas” para o “aumento da produtividade e produção agrária”, refere o comunicado da Presidência a que o MZNews teve acesso.
A campanha agrária é lançada sob o lema “Agricultura sustentável 2021/2022 transformando vidas”.
Na ocasião, o chefe de Estado moçambicano vai ainda, entre outras actividades, entregar tractores a pequenos agricultores comerciais emergentes, avançou a Presidência.
O Governo moçambicano, que definiu a agricultura como uma prioridade da economia moçambicana, tem apontado a industrialização do sector e aposta na comercialização como um dos seus principais desafios.
No âmbito das estratégias para reforçar a capacidade dos pequenos agricultores e impulsionar a industrialização, o Governo de Moçambique lançou, em Fevereiro de 2017, o programa “Sustenta”, que tem sido o pilar do sector agrário nos últimos tempos.
Neste lançamento, Filipe Nyusi far-se-á acompanhar pelo ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correira, quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.