Parque Nacional de Beluluane adopta novo nome

O Parque Nacional de Beluluane (BIP) mudou o seu nome para MozParks Holding – Parques Industriais e Zonas Francas, SA., e aposta numa cobertura nacional.

A decisão de atribuição de um novo nome teve o seu maior impulso durante uma visita de trabalho do Ministro da Indústria e Comércio. Carlos Mesquita desafiou os gestores do BIP a criarem uma cadeia de parques industriais no âmbito do programa PRONAI, a fim de melhorar o desenvolvimento industrial.

Para se replicar o modelo do MozParks em todo o país decidiu-se criar uma holding como forma de uniformizar a gestão dos parques industriais, disse Onório Boane, Director Geral da MozParks.

“Teremos o Parque Industrial de Beluluane não como nossa identidade, mas simplesmente como um parque. A nossa visão é que os parques industriais em cada província tenham o nome do local onde estão localizados. Esta é uma questão ligada à valorização do conteúdo local”, explicou.

Neste sentido, a primeira intervenção será no Parque Industrial de Topuíto, no distrito de Larde (Moma), em Nampula. Este parque vai servir os objectivos da Kenmare como explorador de areias pesadas, tal como o BIP serviu os interesses da Mozal.

O segundo Parque Industrial da MozParks será, no distrito de Montepuez, em Cabo Delgado, onde se pretende instalar um agro-parque, com forte incidência na promoção do acesso ao mercado.

Com base na experiência com a Mozal, que, apesar da diversificação, manteve a sua quota de empresas sediadas no parque, o plano é criar um leque de oportunidades para beneficiar a economia como um todo.

Como parte da expansão dos parques industriais, a MozParks projecta desenvolver um total de mil hectares em cada província.

Partilhar este artigo