“Crescimento da economia moçambicana será de 2,5% este ano”, prevê FMI

De acordo com as Previsões Económicas Mundiais, divulgadas esta terça-feira no âmbito dos Encontros Anuais do FMI e do Banco Mundial, que decorrem esta semana, o crescimento económico de Moçambique para este ano está estimado em 2,5%.

À semelhança da economia moçambicana, o FMI prevê igualmente o crescimento económico da Guiné-Bissau, com 3,3% e São Tomé e Príncipe, com 2,1%. A Angola será o único país da lusofonia que vai continuar em recessão.

Segundo o FMI São Tomé e Príncipe cresceu 3% no ano passado, ao contrário de todas as economias lusófonas, e estima uma expansão de 2,1% e 2,9% para este e o próximo ano.

A África subsaariana viu a estimativa de crescimento melhorada em 0,3 pontos este ano e piorada também em 0,3 pontos face à actualização das previsões de Julho, significando que a retoma será mais lenta que o inicialmente previsto.

A confirmarem-se as previsões, esta região que engloba a maioria dos países lusófonos deverá acelerar, em 2022, face ao crescimento de 2019, ano em que registou uma expansão de 3,1%, seguida de uma recessão de ,17% no ano passado por causa dos efeitos da pandemia de covid-19.

Agência Lusa

Partilhar este artigo