A nova edição do QS Best Student Cities elegeu as melhores cidades do mundo para quem quer estudar no estrangeiro. Londres lidera novamente – no último ranking da QS, de 2019, a capital do Reino Unido já tinha sido considerada a melhor cidade estudantil do mundol, revela o site Uniarea, citado pelo portal “Human Resources”.
Um dos destaques deste ano é a subida de Munique para segundo lugar, ficando acima de Berlim como a melhor cidade alemã, atrás apenas de Londres. A capital da Alemanha fica em quinto, mas permite que seja o país mais bem representado com duas cidades no Top 5, posicionando-se uma vez mais como um destino de estudo cada vez mais acessível e atraente na Europa.
Grandes destinos de estudo do mundo, como o Canadá e os Estados Unidos, aparecem apenas no final do top dez – Boston e Montreal empataram com Paris na nona posição. A Ásia conseguiu dois lugares entre as melhores do mundo, com Seul, na Coreia do Sul, e Tóquio, no Japão, empatados em terceiro. A Austrália também muito bem representada consegue colocar dias cidades no top 10, onde mais uma vez Melbourne vence a capital Sydney.
A consultora QS utiliza dois critérios iniciais para decidir quais as cidades que serão avaliadas no ranking:
A cidade tem de ser um centro urbano com uma população mínima de 250.000 habitantes;
Nesta cidade devem estar localizadas pelo menos duas universidades que constam no QS World University Rankings®, ranking das melhores instituições de ensino superior do mundo desta consultora.
A partir desta primeira selecção, 164 cidades qualificaram-se para o QS Best Student Cities 2022. A pontuação de cada uma delas depende de seis categorias principais formadas por uma série de indicadores de qualidade pensando na vida dos estudantes:
As universidades presentes na cidade;
A diversidade dos estudantes, que considera, da população estudantil da cidade, quantos são estrangeiros, o nível de inclusão etc.;
A atractividade da cidade, como a sua economia, a segurança, o bem-estar, a corrupção, entre outros critérios;
Empregabilidade, identificando as iniciativas de empregadores nas cidades, nomeadamente as oportunidades de estágio e entrada no mercado de trabalho;
Custo de vida, incluindo as propinas, a alimentação, o alojamento e outras despesas;
Opinião dos estudantes, a partir de mais de 95.000 respostas de estudantes do mundo todo.
Confira o top 25 das melhores cidades do mundo para estudantes internacionais:
- Londres, Reino Unido
2. Munique, Alemanha
3. Seul, Coreia do Sul | Tóquio, Japão
5. Berlim, Alemanha
6. Melbourne, Austrália
7. Zurique, Suíça
8. Sydney, Austrália
9. Boston, Estados Unidos | Montreal, Canadá | Paris, França
12. Edimburgo, Reino Unido
13. Toronto, Canadá
14. Viena, Áustria
15. Hong Kong, Hong Kong
16. Nova York, Estados Unidos
17. Singapura, Singapura
18. Vancouver, Canadá
19. Kyoto-Osaka-Kobe, Japão | Lausanne, Suíça
21. Amsterdam, Holanda
22. Buenos Aires, Argentina
23. Estocolmo, Suécia
24. San Francisco, Estados Unidos
25. Beijing, China | Moscou, Rússia