Vulcan reafirma prontidão para continuar operações em Moatize

Vulcan reafirma prontidão para continuar operações em Moatize

A Vulcan Mozambique reafirma a disposição de dar continuidade às operações de carvão em Moatize, província de Tete, após 10 dias de paralisação parcial causada por um grupo de trabalhadores.

A reafirmação foi transmitida pelo director executivo da Vulcan Mozambique, Ashish Kumar, durante um encontro que manteve segunda-feira, em separado, com a secretária de Estado na província de Tete, Elisa Zacarias, e com o governador de Tete, Domingos Viola.

No encontro, o director executivo da Vulcan abordou com os governantes os contornos da greve dos trabalhadores, tendo se referido a prejuízos causados por 10 dias de paralisação. A informação foi revelada num comunicado de imprensa daquela companhia mineira enviado à AIM.

Segundo o comunicado, Kumar explicou ainda que a greve atingiu contornos de violência, com o apedrejamento de autocarros da empresa por pessoas estranhas que se supõe pretendiam impedir os trabalhadores de retornar ao trabalho, assim como ameaças aos que não tinham aderido à paralisação.

Citado no documento, Ashish Kumar disse que a Vulcan trabalhou com representantes do Governo e sindicatos na procura de solução e reiterou o compromisso de manter todos os direitos adquiridos pelos trabalhadores.

De acordo com a nota, o director executivo da empresa renovou o apelo aos trabalhadores para retomarem as actividades, ao mesmo tempo que pediu apoio do Governo para garantir a segurança das operações e do pessoal face aos actos de vandalismo notados nos últimos dias.

“A secretária de Estado em Tete reiterou o apoio do Governo para garantir a segurança e solicitou o envio do cronograma da resolução das pendências sociais bem como o decorrer das demais actividades com vista à normalização das operações”, revela.

Aponta ainda que os directores sectoriais que acompanhavam a secretária de Estado no encontro destacaram a necessidade da estabilização do ambiente para permitir que as operações continuem e assim garantir tranquilidade para que os investidores não abdiquem do interesse pelo país. Por sua vez, o governador explicou que a transição da Vale para Vulcan foi discutida em vários fóruns a níveis central, provincial e distrital e apelou à empresa a ser proactiva na comunicação.

Segundo o comunicado, Viola apelou à tomada de medidas administrativas contra os trabalhadores que não se apresentam ao local de trabalho e reiterou o apoio do Governo ao investimento privado.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.