O Grupo Vodacom anunciou, esta segunda-feira, que adicionou 6,2 milhões de novos clientes durante o semestre que encerrou a 30 de Setembro. Este dado aplica-se a todas as operações do grupo em África, incluindo a Safaricom, em uma base 100%. E, só na Africa dom Sul adicionou 1,1 milhões de clientes.
O crescimento de clientes combinados leva a Vodacom a contar com cerca de 129,9 milhões de clientes, já próximo de alcançar a marca dos 130 milhões, que provavelmente vai ser ultrapassada com o que resta de exercício financeiro deste ano.
De acordo com o Grupo as receitas fixaram-se em 49,9 milhões de rands, mais 4,2%, para o semestre. O forte crescimento normalizado de 7,9% foi parcialmente compensado pela valorização da moeda sul-africana.
“As receitas de prestação de serviços e o crescimento dos lucros de operação do grupo foram de 5,4% e 5,7% respectivamente, e estão de acordo com os nossos objectivos a médio prazo”, disse a Vodacom na sua declaração de resultados.
O grupo declarou um dividendo provisório de 420 cêntimos por acção, o que representa um aumento de 1,2% em relação ao semestre correspondente.
A Vodacom, que anunciou duas aquisições importantes e estratégicas na semana passada, disse que as duas “transacções de M&A materiais” acelerariam o seu perfil de crescimento e retorno.
O CEO do Grupo Vodacom, Shameel Joosub, disse que a decisão do grupo de diversificar a sua exposição geográfica continua a pagar dividendos.
“O nosso investimento estratégico na Safaricom do Quénia em 2017 provou ser de valor acrescentado, gerando um retorno anual total para o accionista de 26%”.
O preço das acções da Vodacom fechou 1,2% mais fraco, na segunda-feira, a 138,32 rands.