Vinte seis novos bolseiros moçambicanos partem para França

Vinte seis novos bolseiros moçambicanos partem para França

Vinte seis estudantes bolseiros vindos de vários cantos do país partiram hoje para a França  contemplados com bolsas de estudo para ensino superior, concedidas pelo Projeto Moçambique LNG, operado pela TotalEnergies.

Trata-se da quarta edição do programa de bolsas, desenvolvido em parceria com a Embaixada da França em Moçambique e alinhado às políticas do Governo moçambicano.

As bolsas foram concedidas após um rigoroso processo de seleção que levou em conta uma série de critérios, incluindo excelência acadêmica, diversidade de gênero, origem provincial e histórico dos candidatos.

Nos últimos quatro anos, este programa forneceu um total de 94 bolsas, com o objetivo de contribuir para a educação e o desenvolvimento de jovens talentos em Moçambique.

Para a edição deste ano, dos 1.643 candidatos de todo o país, 26 jovens foram selecionados, em colaboração com a Embaixada Francesa – dos quais 12 são mulheres.

Este grupo de estudantes frequentará algumas das mais renomadas instituições universitárias da França, abrangendo os níveis de Bachelor Universitaire de Technologie e mestrado.

Elsa Bernardoff, Adida de Cooperação da Embaixada Francesa em Moçambique, disse que “A Embaixada da França está totalmente comprometida com a cooperação universitária em Moçambique, por meio de iniciativas de treinamento para formadores e apoio à troca de conhecimento científico.

Este programa de mobilidade “estudar na França” é complementar ao restante de nossas atividades, pois reforça as habilidades de jovens estudantes que, ao retornarem, desejam contribuir para o desenvolvimento de seu país.

Por sua vez, Laila Chilemba, Vice-Presidente de Comunicação e Relações Públicas da TotalEnergies EP Moçambique Área 1 Limitada, disse que “é com grande satisfação que, pelo quarto ano consecutivo, o Projeto Moçambique LNG testemunha a partida destes jovens estudantes para a França.

Com os 26 estudantes que agora partem para Paris, atingimos um total de 94 bolsistas até o momento. No ano em que a TotalEnergies comemora seu centenário, superamos as expectativas iniciais e atingiremos, nos próximos meses, a marca de 100 bolsas concedidas pelo programa, enviando mais estudantes para continuar seus estudos no exterior.

Este marco é uma prova do nosso compromisso em nos preparar para o futuro, contribuindo para uma educação de excelência e treinamento de pessoal qualificado que contribuirá para impulsionar o desenvolvimento de Moçambique.”

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.