Venâncio Mondlane define 18 de Março como novo dia dos heróis moçambicanos

Venâncio Mondlane define 18 de Março como novo dia dos heróis moçambicanos

O ex-candidato presidencial que lidera a maior contestação aos resultados eleitorais em Moçambique desde as primeiras eleições no País, Venâncio Mondlane, considera 18 de Março como o novo dia dos heróis moçambicanos, visto que foi neste dia, em 2023, que começou o grande movimento para a nova República.

Para Venâncio Mondlane, que falava ontem, domingo (02), a partir da conta social Facebook, 18 de Março é o novo dia dos heróis moçambicanos, pois foi nesta data que em 2023, agentes da polícia, alegando estarem a cumprir ordens dos superiores, dispersaram com balas de borracha e gás lacrimogéneo, grupos de jovens que pretendiam realizar marchas pacíficas, anunciadas às autoridades municipais, em vários pontos do País, em homenagem ao rapper Azagaia, que morreu por doença uma semana antes, provocando consternação a milhares de fãs.

“Estipulamos 18 de Março como o novo dia dos heróis moçambicanos, porque foi neste dia, em 2023, que começou o grande movimento para a nova República. Foi ali onde tudo começou e, depois, vieram as manifestações que ocorreram ao nível das eleições autárquicas e agora as manifestações ao nível das eleições gerais”, defendeu Mondlane.

Entretanto, o ex-candidato presidencial e auto-proclamado Presidente do povo, definiu, para tal, uma nova lista de heróis nacionais. Na nova lista, inclui o primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel, o fundador da Frelimo, Eduardo Mondlane, o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, o músico Azagaia, Elvino Dias, Paulo Guambe, Jeremias Nguenha, Gilles Cistac, Mano Shottas, Siba Siba Macuacua, Carlos Cardoso, Lurdes Mutola e Alice Mabota.

“Estes são os heróis nacionais resultantes da pesquisa e da consulta popular feita ao povo moçambicano”, sublinhou Venâncio Mondlane.

Recorde-se que Moçambique celebra hoje, o Dia dos Heróis Moçambicanos, um evento que marca igualmente a passagem do 56º Aniversário da morte de Eduardo Chivambo Mondlane, arquitecto da
Unidade Nacional.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.