A Delegação da União Europeia em Moçambique, dedicou todo o mês de Maio a actividades diversas, desde as culturais, académicas, de cooperação, entre outras que visavam demonstrar e reforçar as ligações entre Moçambique e a Europa, assim como os valores partilhados, como a solidariedade e a união, destacados na Declaração Schuman de 1950.
O mês da Europa fechou com a presença da Delegação da União Europeia na 11ª edição do AZGO, realizado nos dias 24 e 25 de Maio no Município de Marracuene, no bairro Cumbeza.
Este é o mais conceituado Festival Internacional de Artes em Moçambique e que mais uma vez contou com a parceria da UE e outras entidades, reunindo um programa diversificado de várias artes como a música, dança, exposições e interações entre diversas audiências de Moçambique e de todo o continente africano.
De entre as actividades realizadas ao longo do mês, contou-se com o Festival de Cinema Europeu que decorreu de 26 de Abril a 8 de Maio, o evento oficial de celebração do Dia da Europa a 9 de Maio, o Concerto Musical África-Europa realizado a 11 de Maio no Centro Cultural Franco-Moçambicano, e a Feira Académica organizada pela Equipa Europa, Universidade Pedagógica – Maputo e a Associação de Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique.
Pretendia, esta última actividade, explorar e expor as oportunidades de formação superior em universidades europeias, quer através do Programa Erasmus+, assim como de outros projectos de mobilidade no sector da educação financiados pela União Europeia.
Ainda como parte do programa do mês, decorreu, a 23 de Maio, no Centro Cultural Guimarães Rosa (Brazil-Moçambique) a apresentação da peça teatral “Monólogo da Prostituta no Manicómio”, pelo Grupo Teatral Mbeu, num programa co-organizado com a Embaixada da Itália.
Referir que, a coincidir com as celebrações da Europa e no quadro da parceria com Moçambique nos diversos sectores, teve lugar o primeiro Diálogo de Parceria em Inhambane, a 20 e 21 de Maio, no qual a União Europeia e o Governo de Moçambique mantiveram um diálogo construtivo sobre questões de paz e estabilidade no país, sobre as prioridades globais no sector da segurança e a presidência e contribuição de Moçambique no Conselho de Segurança das Nações Unidas, além de terem reiterado os valores compartilhados da democracia e inclusão num ano em que Moçambique acolhe eleições presidenciais e legislativas.
De recordar que no quadro da Estratégia Global Gateway, da União Europeia, estão em implementação em Moçambique Iniciativas Equipa Europa (Team Europe Initiatives), que abarcam os sectores da educação dos jovens e a promoção de habilidades digitais e outras competências, assim como o clima e a energia. Estas iniciativas, dentre outras, fazem parte do role de acções da União Europeia na sua parceria com Moçambique, no quadro do programa multianual de cooperação 2021 – 2027.
Deixe uma resposta