Está detido deste o princípio da tarde de hoje, em Maputo, o advogado Alexandre Chivale, no âmbito do processo-crime de desobediência ao tribunal, avança o “Notícias”, citando fonte da Procuradoria-Geral da República.
Neste momento, o arguido aguarda o interrogatório do juiz de instrução que irá determinar a medida de caução que pode ser a legalização da prisão ou soltura, acrescenta a publicação.
De referir que Alexandre Chivale foi representante de Ndambi Guebuza, António Carlos do Rosário e outros réus no julgamento do caso das dívidas ocultas, tendo sido impedido de exercer a actividade pelo juiz Efigénio Baptista na altura.
O impedimento surge na sequência de dois requerimentos apresentados pelo Ministério Público, que davam conta da incompatibilidade e impedimento de o advogado exercer acções de defesa no julgamento, por alegadamente ser um agente do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE).
Um outro motivo que teria resultado na ordem de busca e captura do advogado, foi o facto de não se ter mostrado disponível a colaborar com o tribunal na busca de prova material.
Em actualização…
Deixe uma resposta