UEM e parceiros lançam programa de desenvolvimento de carreiras

Cerca de 4800 estudantes do Ensino Superior terão serviços de orientação profissional e incremento de competências para o emprego, no âmbito da implementação de um programa de desenvolvimento de carreiras.

A iniciativa foi lançada recentemente pelo Governo norte-americano, em parceria com a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), UniPúnguè e Instituto Superior Politécnico de Manica com vista a fomentar o acesso aos serviços de empregabilidade de qualidade por via de centros de desenvolvimento de carreiras nestas instituições.

O programa, orçado em cerca de dois milhões de dólares norte-americanos, prevê igualmente um diálogo com o mercado de trabalho nomeadamente, o Governo, instituições de formação e o sector produtivo, de modo a permitir uma melhor orientação vocacional, inserção e carreiras profissionais aos beneficiários.

Os centros de desenvolvimento de carreiras estarão localizados em cada uma das três instituições parceiras do programa e vão entrar em funcionamento a partir deste ano.

De um universo de mais de 221 mil estudantes do Ensino Superior existentes no país actualmente, cerca de 24 por cento poderá ter acesso a estes serviços nos próximos quatro anos.

Segundo Amália Uamusse, vice-reitora académica da UEM, a iniciativa constitui um salto qualitativo para a forma como a instituição se relaciona com as entidades empregadoras, estudantes e graduados.

“O plano permitirá que os graduados se destaquem no mercado de emprego, levando consigo um conjunto de saberes, formas de estar e informações que irão acrescentar valor às instituições empregadoras para as quais se dirigem”, sublinhou.

Por sua vez, Helen Pataki, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) disse que a iniciativa vai ajudar a preencher a lacuna existente entre jovens e empregadores, através de fornecimento de quadros com competências necessárias para o sucesso de ambos.

O lançamento oficial do programa está previsto para o primeiro trimestre do ano em curso e a sua implementação vai decorrer incorporando um conjunto de actividades tais como auscultação, consulta e realização de estudos no domínio da empregabilidade dos graduados.

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