A União Europeia (UE) anunciou esta terça-feira um apoio financeiro de mais de três milhões de euros para a promoção de projectos de desenvolvimento urbano na cidade da Beira, no centro do país.
“É uma grande satisfação poder ver resultados dos nossos esforços a serem implementados ao nível local e das comunidades e a surtirem resultados visíveis”, disse o embaixador da UE em Moçambique, António Sánchez-Benedito Gaspar à Lusa.
Gaspar falava após o lançamento do programa “Mudar”, uma iniciativa destinada à promoção do desenvolvimento urbano integrado e governação local da cidade da Beira, capital da província de Sofala.
O programa pretende melhorar a vida de muitas comunidades do município, acrescentou.
O embaixador da UE em Moçambique avançou que o projecto prevê planeamento urbano integrado, participativo e sustentável e iniciativas de criação de emprego, através de parcerias públicas e privadas.
O autarca da Beira, Albano Carige, afirmou que o projecto vai concretizar “o sonho de tornar a cidade amiga do ambiente e sem lixo”.
“Os munícipes devem ter a consciência de que o lixo por si produzido tem outras utilidades. O mudar que se diz aqui no projecto não é mudar de casa, mas sim transformar problemas em soluções”, enfatizou Carige.