Turquia pretende apoiar Moçambique no combate ao terrorismo

O governo turco quer apoiar Moçambique no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado. A Turquia pretende, igualmente, cooperar com o país no desenvolvimento de projectos sociais com vista a impulsionar o crescimento socioeconómico.

O interesse foi expresso esta quarta-feira, em Maputo, pelo Embaixador da Turquia, em Moçambique, OVNI EKSOI, após ser recebido, em audiência, pela Presidente da Assembleia da República, Esperança Bias.

O porta-voz da Presidente da Assembleia da República, Oriel Chemane, explicou que o interesse turco em apoiar a luta contra o terrorismo representa o reforço da amizade existente entre os dois países.

Por esta ocasião, Esperança Bias solicitou ao diplomata para, na qualidade de representante do Estado da Turquia em Moçambique, que trabalhasse no sentido de incrementar as relações de cooperação existentes entre os dois países e povos, incluindo a área parlamentar.

Por seu turno, o Embaixador da Turquia em Moçambique disse que o seu país pretende ver melhoradas as relações de amizade e cooperação existentes entre os dois países nas vertentes económica e comercial, com a criação de uma embaixada de Moçambique na cidade capital da Turquia, Ancara.

“Além das áreas comercial e económica temos o campo de luta contra o terrorismo em Cabo Delgado que pretendemos ajudar Moçambique a combater os insurgentes, pois sabemos o quão é importante para o país” disse o Embaixador, acrescentando que “a Turquia pretende investir nas áreas da agricultura, turismo e do desenvolvimento industrial, levando empreendedores moçambicanos para que haja um ganho mútuo entre os dois países”, disse o diplomata.

A PAR solicitou ainda que o Embaixador turco levasse a mensagem de mais aproximação entre os dois países e povos.

Partilhar este artigo