As províncias de Cabo Delgado, Zambézia e Sofala podem estar livres do surto de sarampo, após dois meses sem registo de novos episódios da doença, disseram as autoridades de saúde.
A tendência resulta da implementação de acções de controlo da transmissão da enfermidade nas comunidades, com destaque para a consciencialização sobre as formas de prevenção, indica o documento da saúde.
As medidas incluem, uma maior vigilância em todas as províncias, com enfoque para Nampula e Niassa, que continuam a registar casos positivos da doença.
Dados sobre a situação epidemiológica do país indicam que desde o início do surto, em Julho do ano passado, 31 pessoas morreram devido a complicações da doença, em 1191 casos diagnosticados.
O documento refere, igualmente, que nos últimos dias oito casos foram reportados nos distritos Monapo, Angoche e Nampula, província do mesmo nome, elevando o cumulativo para 351, enquanto Niassa mantém a cifra de 428.
Por se tratar de uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por meio de contacto directo através de gotículas de saliva de pessoas infectadas quando tossem ou expiram, o Ministério da Saúde apela a todos que apresentarem sintomas como febre ou erupção da pele para que se dirijam imediatamente à unidade sanitária mais próxima. (Fonte: Notícias)
Deixe uma resposta