As operações financeiras realizadas entre a economia moçambicana e o resto do mundo resultaram numa entrada líquida de fundos no valor de aproximadamente 2,1 mil milhões de dólares, contra 2,2 mil milhões registados no mesmo período de 2023.
Os dados constam no boletim trimestral da Balança de Pagamentos (BoP), divulgado pelo Banco de Moçambique (BdM), a que o MZNews teve acesso, destacando que este resultado representa uma queda de 8,3%.
“O decréscimo na entrada líquida de fundos, deveu-se, principalmente, à contratação líquida de activos financeiros registada na categoria de Outro Investimento, que totalizou em quase 1,1 mil milhões de dólares, num contexto em que os passivos líquidos sob a forma de investimento directo aumentaram 44,5%, o equivalente a 856,8 milhões”, lê-se no documento do BdM.
Adicionalmente, o banco central refere que que excluindo os Grandes Projectos (GP), o saldo da conta financeira situou-se em 3,6 mil milhões de dólares, o que representa uma queda de 13,9% nas entradas líquidas de recursos financeiros, justificada, fundamentalmente, pela retracção na contratação líquida de recursos na categoria de Outro Investimento em 777,5 milhões de dólares.
No geral, o Investimento Directo Estrangeiro (IDE) situou-se, no período em referência, em 2,7 mil milhões de dólares, representando um incremento de 44,7%, quando comparado com igual período de 2023.
(Foto DR)
Deixe uma resposta