Toyota incorpora nova tecnologia em baterias para veículos eléctricos

Toyota incorpora nova tecnologia em baterias para veículos eléctricos

A Toyota vai introduzir baterias de estado sólido de alto desempenho, entre outras tecnologias, com o objectivo de melhorar a autonomia dos veículos eléctricos e também reduzir os seus custos futuros.

A informação foi avançada pela própria fabricante japonesa na terça-feira (13), um dia antes da sua reunião anual com os accionistas.

Como consequência, este anúncio promoveu a valorização das suas acções em 5% para 2.173 ienes, o maior aumento desde o mês de Agosto de 2022.

A Toyota avançou que pretende lançar baterias de ião-lítio da próxima geração a partir de 2026, que serão desenhadas para oferecer autonomias mais longas e um carregamento mais rápido do que a actual geração.

A fabricante anunciou igualmente um “avanço tecnológico” com foco nos problemas de durabilidade das baterias em estado sólido e adiantou que está a desenvolver meios para a produção em massa dessas mesmas baterias, tendo em vista a sua comercialização entre 2027 e 2028.

A empresa disse também que iria produzir um veículo eléctrico com uma bateria de ião-lítio mais eficiente e capaz de oferecer um alcance de mil quilómetros. Este é um avanço significativo quando pensamos que o EV mais vendido do mundo, o Tesla Model Y, é movido a iões de lítio e cujo alcance ronda os 530 km.

Segundo a Toyota, um EV alimentado por uma bateria de estado sólido teria um alcance de 1.200 km e demoraria apenas 10 minutos a carregar. Por sua vez, a rede Tesla Supercharger oferece o equivalente a 321 km de carga em 15 minutos.

Contudo, até ao momento, a fabricante japonesa não revelou detalhes sobre os custos e investimentos estimados para estes planos. Recordamos que a Toyota vendeu 8.584 EVs em todo o mundo apenas no mês de Abril e quase 10,5 milhões de carros em 2022. (pplware)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.