Terrorismo nuclear: Moçambique deposita  instrumento ractificativo da convenção

Terrorismo nuclear: Moçambique deposita  instrumento ractificativo da convenção

Moçambique depositou, quarta-feira , na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, o Instrumento ractificativo da Convenção sobre a Eliminação de Actos de Terrorismo Nuclear.

Com este acto praticado pelo Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, o país passa formalmente a integrar um grupo de 125 países signatários do documento, segundo escreve o “Notícias.”

Manuel Gonçalves disse que, os actos de terrorismo nuclear podem resultar em consequências mais graves, podendo representar uma ameaça à paz e segurança internacionais.

Para a prevenção destes crimes, de acordo com a convenção, os Estados devem efectuar todos os esforços para adoptar medidas adequadas para garantir a protecção de material radioativo, tendo em consideração as recomendações e funções relevantes da Agência Internacional de Energia Atómica.

A Convenção foi concluída a 13 de Abril de 2005, tendo sido aberta à assinatura a 14 de Setembro de 2005. A mesma entrou em vigor a 7 de Julho de 2007.

Moçambique ractificou o documento em 2010 tendo desde então iniciados démarches com vista a sua deposição nas Nações Unidas. (Fonte: Notícias)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.