Tempestade tropical “Felipo” poderá afectar mais de 525 mil pessoas na região sul

Tempestade tropical “Felipo” poderá afectar mais de 525 mil pessoas na região sul

Pelo menos 525 mil pessoas poderão ser afectadas pela tempestade tropical severa baptizada de “Filipo”, durante as próximas 72 horas, nas províncias de Inhambane, Gaza e Maputo, incluindo a cidade de Maputo, sul de Moçambique.

Esta segunda-feira, em conferência de imprensa, o porta-voz do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), Paulo Tomás, afirmou que a tempestade poderá afectar também 856 escolas e 145 unidades sanitárias durante a sua passagem na região sul, e parte sul da província de Sofala, no centro.

Falando após a segunda sessão do Conselho Técnico de Gestão e Redução do Risco de Desastres (CTGRD), a fonte avançou, no entanto, que o fenómeno entrou no Canal de Moçambique na noite de domingo (10) em Maputo, Gaza, Inhambane e Sofala.

Há uma semana, segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) Manuel Francisco, a tempestade havia perdido “quase todas as forças”, mas voltou a intensificar-se.

“Durante a passagem desta tempestade prevê-se a ocorrência de ventos fortes que poderão atingir 90 a 120 quilómetros por hora, o que poderá agitar o estado do mar, gerando ondas de até seis metros de altura e chuvas entre 100 à 200 milímetros em 24 horas, prevendo-se, por isso, inundações em algumas áreas”, refere o INAM, citado pela AIM.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.