Standard Bank diz que é agora 99% digital

O Director Executivo do Standard Bank disse que 99% dos volumes das suas transacções na África do Sul já não são realizadas com numerário, sendo esta uma tendência que tem ajudado o banco a reduzir os custos de operações.

Em uma entrevista à Bloomberg, Sim Tshabalala, frisou que a mudança que o banco implementou “mostrou uma nova forma de fazer as coisas”.

De acordo com o responsável, a pandemia da covid-19 foi o maior argumento que levou os seus clientes a preferirem transacções digitais, ou seja, a banca digital.

Com isso, o Standard Bank tem vindo a proceder a reduções de agências e mesmo no espaço dos seus escritórios para ajudar a reduzir as despesas.

O Standard Bank, que data de 1862, pretende acrescentar pelo menos 10 milhões de clientes até 2025, e vê empresas de tecnologia como a Amazon, o Grupo Alibaba e Uber Technologies como a sua maior concorrência no continente africano.

Fora da África do Sul, as transacções digitais representam 95% do volume do banco, de acordo com Tshabalala.

Nos EUA, cerca de 82% dos clientes utilizam pagamentos digitais – definidos para incluir compras online – de acordo com a McKinsey. Os pagamentos digitais vão representar 72% de todas as transacções na Índia até 2025, de acordo com a ACI Worldwide.

Partilhar este artigo