Standard bank: Actividade empresarial sobe fortemente em Junho

Standard bank: Actividade empresarial sobe fortemente em Junho

As condições de negócios em Moçambique melhoraram pelo segundo mês consecutivo, de acordo com a pesquisa PMI do Standard Bank Moçambique de Junho.

“A demanda mais forte dos clientes apoiou um aumento moderado na actividade do sector privado, que foi o mais rápido registrado desde Julho de 2023. O aumento das vendas e dos requisitos de produção encorajou as empresas a estocar insumos, pois os prazos de entrega dos fornecedores também melhoraram”, indica o documento do Standard Bank.

O documento diz ainda que os preços de venda aumentaram na taxa mais acentuada em dez meses, apesar do arrefecimento das pressões sobre os preços dos insumos.

A actividade empresarial em Moçambique expandiu-se pelo terceiro mês consecutivo durante Junho, à medida que as empresas intensificaram suas operações devido ao maior número de clientes e às condições de demanda mais fortes.

A taxa de crescimento da produção foi a mais rápida vista em 11 meses, com todos os cinco sectores cobertos pela pesquisa registrando uma recuperação desde Maio.

O crescimento do fluxo de novos pedidos também se fortaleceu em Junho, com os entrevistados comentando sobre a chegada de novos clientes e maiores solicitações de trabalho.

Níveis crescentes de demanda precipitaram outro aumento nos níveis de estoque em Junho. Os estoques de compras aumentaram pelo segundo mês consecutivo, após um período de sete meses de redução. A expansão suavizou em relação a Maio e foi apenas leve, devido em parte a uma elevação mais fraca na atividade de compras.

Positivamente, as empresas continuaram a relatar entregas de insumos mais rápidas. Os prazos médios de entrega encurtaram em maior extensão do que a baixa de seis meses de maio, em meio a relatos de fornecedores mais rápidos, maior disponibilidade de insumos e linhas de fornecimento aprimoradas do exterior.

Apesar de um aumento mais forte na produção, o crescimento do emprego foi bastante contido no final do segundo trimestre. Os dados mais recentes mostraram apenas um aumento marginal no número geral de funcionários. Ao mesmo tempo, as empresas notaram um aumento em seus backlogs pela primeira vez em quatro meses, e o aumento mais acentuado desde Abril de 2021.

Na frente de preços, os dados da pesquisa de Junho apontaram para algum alívio para as empresas moçambicanas. Os custos gerais de insumos aumentaram no ritmo mais lento na atual série de cinco meses de inflação. Isso se deveu a um aumento mais suave nos custos de compra, bem como a uma quase estabilização nos salários. Dito isso, houve alguns relatos de aumentos nos preços de materiais, custos de combustível e encargos de fornecedores.

Em contraste, os preços médios cobrados por empresas moçambicanas subiram para o grau mais acentuado desde agosto do ano passado, embora apenas a uma taxa modesta no geral. As empresas relataram esforços para aumentar as margens e repassar os aumentos de custos aos clientes.

As expectativas de produção, embora permanecendo firmemente positivas, caíram para seu nível mais baixo desde fevereiro de 2023 em junho. Cerca de 37% das empresas pesquisadas preveem que a produção se expandirá no próximo ano, com menções de desenvolvimento de negócios, crescimento de vendas, melhorias de qualidade e expansão para mercados estrangeiros.

(Standard Bank Moçambique)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.