Um total de 500 crianças vulneráveis da comunidade de Macharote, no distrito de Dondo, em Sofala, beneficiou, na última quarta-feira, de kits de material escolar e camisetes doadas pelo Moza Banco.
A acção surge no âmbito da implementação do programa de visita às províncias para acções de responsabilidade social e massificação da literacia financeira.
Na ocasião, os responsáveis do Moza escalaram a Escola Primária e Completa do Centro de Acomodação de Macharote para ministrar uma palestra sobre a necessidade de poupar e a importância do dinheiro para cerca de mil crianças que frequentam o ensino elementar naquela unidade educacional.
Simbolicamente, foram entregues, na ocasião, 50 kits a igual número de crianças, sendo que o remanescente (450 kits) chegará à comunidade num prazo não superior a 15 dias.
A acompanhar o material, o Moza entregou 100 brochuras infantis da autoria do Banco Central, nas quais estão esmiuçados vários conceitos básicos sobre finanças, com ilustrações adaptadas para o público petiz.
De acordo com o representante das Autoridades locais, António Mavila, a acção poderá mitigar as necessidades básicas das crianças abrangidas, no tocante a disponibilidade de materiais que facilitem o processo de ensino e aprendizagem.
“Trata-se de uma comunidade com muitas carências, daí que toda ajuda é bem-vinda. A partir deste apoio, nós vamos facilitar a vida daquelas crianças que mais precisam, uma vez que os seus pais enfrentam ainda dificuldades para garantir que os filhos tenham as mínimas condições materiais para o pleno aproveitamento escolar”, destacou Mavila.
O Moza, por sua vez, representado pelo seu Membro da Comissão Executiva (MCE), Jaime Joaquim, fez saber que o Banco quer continuar a ajudar as crianças de todo o país, ao mesmo tempo que incentiva bons hábitos de investimento e poupança.
“O material a ser entregue faz parte de um rol de cerca de cinco mil kits de material escolar adquirido pelo Banco para doar a crianças carenciadas em vários pontos do país, sendo o próximo a ser abrangido o distrito de Guijá em Gaza, onde o Banco disponibilizará pelo menos 300 kits”, disse Jaime Joaquim, acrescentando ainda que as acções se enquadram num projecto de massificação da literacia financeira denominado “Conta com o Moza”.
A concluir, o MCE do Moza sublinhou que o Banco continua a trabalhar com as autoridades governamentais na implementação de iniciativas e projectos que concorram para reduzir a vulnerabilidade das crianças, visando salvaguardar o futuro da nação.
O Moza acredita que só com a promoção da igualdade e equidade de oportunidades é que Moçambique pode se tornar uma nação forte, com cada vez mais pessoas a fazerem acontecer a mudança paradigmática.
Deixe uma resposta