O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) em Nampula incinerou, na última sexta-feira (11), cerca de 161,84 quilogramas de drogas diversas, apreendidas durante o primeiro trimestre de 2025 nos distritos de Nampula, Mossuril, Nacala-Porto e Angoche.
Entre os estupefacientes destruídos constam 124,7 quilogramas de metanfetamina, 33,84 de heroína, 2,3 de haxixe e 1 quilograma de Suazgold, uma substância que tem preocupado as autoridades.
De acordo com a porta-voz do SERNIC em Nampula, Enina Tsinine, as apreensões resultaram de um trabalho coordenado entre o SERNIC, a Polícia da República de Moçambique (PRM) e o Ministério Público. “Temos quatro pessoas detidas. No processo de apreensão das drogas, apresentamos três arguidos, e em relação à droga encontrada em Nacala-Porto, ainda decorrem diligências para identificar e apresentar o proprietário”, explicou Enina Tsinine, citada pelo jornal Rigor.
Uma das maiores preocupações levantadas pelo SERNIC diz respeito à entrada da droga Suazgold numa instituição penitenciária, nomeadamente a Cadeia Regional Norte. “Só o SERNIC não consegue, por si só, levar este trabalho até ao fim. Por isso, será necessário um trabalho articulado com o sistema penitenciário”, sublinhou Tsinine.
Embora não tenha confirmado o envolvimento directo de agentes do Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP), a porta-voz reconheceu que há fragilidades no controlo interno das cadeias. “A droga foi apreendida graças ao trabalho interno na penitenciária, com base em informações que recebemos. Foi possível identificar alguns reclusos em posse da substância. Ainda assim, as investigações continuam para apurar quem facilita a entrada da droga no estabelecimento”, concluiu.
(Foto DR)
Deixe uma resposta