Saúde entre os que registaram maior adopção dos modelos digitais

O sector de saúde e ciência está entre os que registaram maior adopção dos modelos digitais de recrutamento em 2020, conclui um estudo sobre a atracção digital do talento no sector de Healthcare and Life Sciences da Michael Page.

O estudo, intitulado “Digital Talent Attraction”, reúne informação de especialistas da Michael Page relativamente ao recrutamento, consultoria e parcerias com empresas especializadas em Healthcare and Life Sciences.

A escassez de talentos neste sector, caracterizado como próspero e com elevada exigência em termos de excelência e qualificação de profissionais, e a necessidade dos mesmos, é outra das conclusões do estudo.

A dificuldade em encontrar talento de topo é observada tanto em países como os Estados Unidos da América, Japão ou Suíça.

O estudo conclui ainda que, as ferramentas digitais, como a videoconferência organizados pelas empresas, são mais utilizadas para encontrar os candidatos, devido ao protocolo de distanciamento social que prevalece na maioria dos locais de trabalho.

O interesse de candidatos que não estão necessariamente à procura de emprego de forma activa, é despertado por processos digitais.

No campo das recomendações, o estudo refere que as organizações precisam de se esforçar mais por utilizar tecnologias digitais em seu benefício para resolver os problemas de formação de laços afectivos e de cultura empresarial.

Pedro Borges, associate partner da Michael Page, diz que a transformação digital está a moldar o sector de Healthcare and Life Sciences.

No entender dele, a crescente cultura de trabalho remoto e as deslocações limitadas trouxeram mais dificuldades para encontrar talentos-chaves.

“No entanto, algumas empresas tiveram um grande êxito através de abordagens inovadoras e flexíveis em relação à procura de talentos”.

No panorama do recrutamento no sector das ciências da vida, a mudança manifesta-se ainda nas qualidades e qualificações que os recrutadores procuram actualmente.

A valorização das competências sociais, como a capacidade de adaptação, resiliência e proatividade, surgem como prioridades relativamente à experiência profissional e às competências técnicas.

Para concluir, o estudo salienta que a manutenção digital é também um elemento indispensável no processo de contratação, especialmente neste sector que dá particular valorização aos detalhes.

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