O representante especial do Presidente da Rússia, para o Médio Oriente e África, Mikhail Bogdanov, disse que o seu país tem pretensão de entrar para o mercado de exploração de hidrocarbonetos em Moçambique, sendo que já decorrem trabalhos no terreno para o efeito.
A resposta surge após um convite feito há semanas pelo governo moçambicano para que as empresas russas pudessem fazer parte do concurso de hidrocarboneto que será lançado em dezembro deste ano.
Bogdanov, que falava nesta terça-feira, após um encontro com o primeiro-ministro Carlos Agostinho de Rosário, manifestou igualmente a vontade de ajudar Moçambique no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado. Disse que o seu país tem experiência de combate ao terrorismo e poderá transmitir a Moçambique.
“Temos uma prática de cooperação com diferentes países na esfera da segurança e pode ser em diferentes níveis, nomeadamente, troca de informações que podem prevenir possíveis ataques, capacitação militar dos quadros do ministério da Defesa e ministério do Interior”, disse.
O Governante Russo disse ainda ser importante a cooperação entre os países africanos no combate ao terrorismo, entretanto, deve estar alinhada ao direito internacional.