Ruby Mining alerta para perigos da mineração ilegal após incidente na sua concessão

Ruby Mining alerta para perigos da mineração ilegal após incidente na sua concessão

A Montepuez Ruby Mining (MRM) alerta para os perigos agravados da mineração ilegal, na sequência de um incidente ocorrido a 18 de Março na sua concessão, situada em Namanhumbir, província de Cabo Delgado, que resultou no ferimento por bala de um mineiro ilegal, durante um confronto com uma patrulha das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).

Segundo um comunicado divulgado esta segunda-feira (24), o incidente registou-se por volta das 10h40, quando foi identificado um grupo numeroso de mineiros ilegais a operar dentro da área concessionada à MRM. “Os indivíduos terão avançado de forma hostil contra uma equipa de patrulha das FADM, o que terá motivado disparos de alerta, tendo um dos mineiros sido atingido no membro inferior”, refere a mesma nota.

O mineiro ferido foi identificado como um cidadão do sexo masculino, com 29 anos de idade, natural do distrito de Mogolovas, na província de Nampula, e residente na aldeia de Nanuni, foi imediatamente assistido na clínica da MRM e, posteriormente, transferido para o Hospital Distrital de Montepuez, onde recebeu cuidados médicos complementares.

A MRM afirma que mantém um programa contínuo de sensibilização junto das comunidades vizinhas, muitas vezes utilizadas como refúgio temporário por mineiros ilegais, com vista a alertar para os riscos humanos, legais e ambientais inerentes à exploração mineira clandestina.

Este incidente, refere ainda a empresa, foi comunicado às autoridades distritais, provinciais e nacionais, com a expectativa de que sejam adoptadas medidas mais eficazes e coordenadas contra os agentes que financiam, facilitam ou incentivam o comércio ilícito de rubis.

A MRM salienta que tais práticas lesam gravemente o Estado moçambicano, não só pela perda de vidas humanas, como também pela evasão de receitas fiscais indispensáveis ao desenvolvimento nacional.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.