Riportico garante contrato em projecto avaliado em 506 milhões de USD para fiscalizar obras de Temane

Riportico,  uma Consultora de engenharia Portuguesa, vai fiscalizar os trabalhos de construção das casas modelo, casas de reassentamento e infraestruturas associadas incluídas no Projeto de Transmissão Regional de Temane (TTP). 

Trata-se de um dos investimentos mais significativo do País no sector energético (506 milhões de dólares), e está localizado entre Vilanculos e Maputo. 

Segundo o site dinheiro vivo o projecto em causa é financiado pelo Banco Mundial e tem o objectivo de fornecer electricidade à cidade de Maputo a partir das centrais elétricas de Temane. 

Para isso vai ser construída uma linha aérea de transporte com 561 quilómetros de extensão a 400 quilovolts, além de três novas subestações em Vilanculos, Chibuto e Matalane, e a expansão da subestação de Maputo.

Carlos Vieira, country manager da Riportico em Moçambique, sublinha que “este contrato é mais uma prova do lugar que a Riportico vai cimentando nos países onde actua, particularmente em Moçambique”. 

Confirma também que a nossa visão e estratégia no mercado moçambicano são uma realidade consolidada”. Vieira refere ainda que “apesar dos desafios da covid-19 e outros eventos desestabilizadores no país, Moçambique mantém-se como um mercado de grande potencial, sendo uma prioridade para a Riportico continuar a consolidar-se neste mercado”. 

Por seu torno, Davide Borges, gestor da Riportico diz que a celebração deste e de outros contractos nos PALOP cimenta a posição da Riportico como uma Consultora de referência nacional e internacional. 

Sabe-se que o contracto foi adjudicado pela Sociedade Nacional de Transporte de Energia. 

Partilhar este artigo