Riportico, uma Consultora de engenharia Portuguesa, vai fiscalizar os trabalhos de construção das casas modelo, casas de reassentamento e infraestruturas associadas incluídas no Projeto de Transmissão Regional de Temane (TTP).
Trata-se de um dos investimentos mais significativo do País no sector energético (506 milhões de dólares), e está localizado entre Vilanculos e Maputo.
Segundo o site dinheiro vivo o projecto em causa é financiado pelo Banco Mundial e tem o objectivo de fornecer electricidade à cidade de Maputo a partir das centrais elétricas de Temane.
Para isso vai ser construída uma linha aérea de transporte com 561 quilómetros de extensão a 400 quilovolts, além de três novas subestações em Vilanculos, Chibuto e Matalane, e a expansão da subestação de Maputo.
Carlos Vieira, country manager da Riportico em Moçambique, sublinha que “este contrato é mais uma prova do lugar que a Riportico vai cimentando nos países onde actua, particularmente em Moçambique”.
Confirma também que a nossa visão e estratégia no mercado moçambicano são uma realidade consolidada”. Vieira refere ainda que “apesar dos desafios da covid-19 e outros eventos desestabilizadores no país, Moçambique mantém-se como um mercado de grande potencial, sendo uma prioridade para a Riportico continuar a consolidar-se neste mercado”.
Por seu torno, Davide Borges, gestor da Riportico diz que a celebração deste e de outros contractos nos PALOP cimenta a posição da Riportico como uma Consultora de referência nacional e internacional.
Sabe-se que o contracto foi adjudicado pela Sociedade Nacional de Transporte de Energia.