A SOUTH32, accionista maioritário da Mozal, doou mais de 44 milhões de meticais para apoiar na resposta às inundações e nos esforços de recuperação na região Sul do país.
A doação foi entregue à Caritas, uma organização humanitária internacional que está a trabalhar na prestação de ajuda em Moçambique após as inundações causadas por chuvas intensas, nos últimos meses.
Segundo Noel Pillay, director de operações da South32, o impacto para as pessoas que vivem em comunidades próximas à Mozal foi severo, afectando aproximadamente seis mil hectares de terras agrícolas e inundando mais de sete mil casas, onde muitos vivem à base de agricultura.
A contribuição da South32 vai apoiar com cerca de 3900 “kits” agrícolas, incluindo ferramentas e insumos agrícolas, e 12.600 de sementes para ajudar a restaurar os meios de subsistência às comunidades dos distritos de Boane, Namaacha e Moamba, na província de Maputo. Fornecerá ainda alimentos para 1000 famílias locais vulneráveis.
O director de operações da South32 afirmou que “compadecemo-nos continuamente com todas as vítimas destas intempéries, incluindo aqueles que em Moçambique e Madagáscar foram afectados pelo ciclone tropical Freddy”.
A fonte congratulou-se com as agências e organizações não-governamentais que fornecem ajuda humanitária e apoio na recuperação de desastres, explicando que esta doação, além de apoiar na recuperação a longo prazo, ajudando na restauração da actividade agrícola e na aquisição de meios de subsistência, fornecerá alimentos a mil famílias vulneráveis.
(Noticias online)
Deixe uma resposta