“Recuperação de mangal é fundamental para adaptação às mudanças climáticas”

A Agência Espanhola de Cooperação e Desenvolvimento Internacional (AECID) considera a recuperação das florestas de mangal ser fundamental para a adaptação às alterações climáticas, efeitos dos ciclones e inundações.

A agência está a desenvolver um projecto de repovoamento e conservação dos mangais, no âmbito de um programa gerido pelo pacto de autarcas na África Subsariana (CoM SSA).

Maria Salazar, da AECID, recordou que a vulnerabilidade de Moçambique às mudanças climáticas é extrema, sobretudo porque o país possui grandes áreas costeiras expostas a frequentes ciclones tropicais, inundações e seca.

“O litoral moçambicano tem um grande aliado no combate às cheias e ciclones – os mangais. Eles protegem a costa com os seus densos sistemas radiculares que actuam como amortecedores naturais contra tempestades. Além disso, fornecem um habitat de reprodução para a biodiversidade marinha e desempenham um papel ecológico crucial na fertilização, estabilização e regulação do microclima”, disse Salazar.

Partilhar este artigo