Protestos pós-eleitoral: SADC limitou-se em apresentar condolências sobre situação em Moçambique

Protestos pós-eleitoral: SADC limitou-se em apresentar condolências sobre situação em Moçambique

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) limitou-se em apresentar “condolências ao Governo e ao povo de Moçambique pelas vidas perdidas durante a violência pós-eleitoral”, tendo reafirmado o seu compromisso de trabalhar com o país para garantir a paz, segurança e estabilidade.

Segundo uma publicação da VOA, este posicionamento foi tomado numa cimeira de chefes de Estado e de Governo realizada em Harare, Zimbabué, nesta quarta-feira (20), e na qual compareceram apenas quatro Presidentes dos 16 Estados da SADC. Moçambique esteve representado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi e, os demais 12 países enviaram delegações ministeriais.

“A Cimeira recebeu uma actualização da República de Moçambique sobre a situação política e de segurança pós-eleitoral no país e reafirmou o seu compromisso inabalável de trabalhar com a República de Moçambique na garantia da paz, segurança e estabilidade através das estruturas relevantes do órgão da SADC em política, defesa e cooperação em matéria de segurança”, afirmou o secretário executivo da SADC, Elias Magosi, no final da reunião.

Elias Magosi acrescentou que a “Cimeira apresentou as condolências ao Governo e ao povo da República de Moçambique pelas vidas perdidas durante a violência pós-eleitoral”.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.