Processo eleitoral em Mocímboa da Praia ainda é uma incógnita

Processo eleitoral em Mocímboa da Praia ainda é uma incógnita

O presidente da comissão provincial de eleições em Cabo Delgado, Albino Pariela, reiterou ontem em Pemba, que não se tem certeza ainda se o processo eleitoral na vila autárquica de Mocímboa da Praia terá lugar ou não.

Pariela acrescentou que ao instalar os órgãos eleitorais na vila autárquica de Mocímboa da Praia, no norte da província, estão criadas as condições para que o processo eleitoral tenha lugar. A fonte deu a conhecer que posteriormente a Comissão Nacional de Eleições (CNE) vai deliberar como o mesmo vai decorrer, começando pelo recenseamento eleitoral.

Deu a conhecer que neste momento a comissão distrital de eleições de Mocímboa da Praia está a funcionar na cidade de Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, um indicativo de que haverá eleições naquele ponto de Cabo Delgado.

Pariela fez estas declarações ontem em Pemba, no quadro da tomada de posse de cinco presidentes de igual número de comissões distritais de eleições de Pemba, Montepuez, Mocímboa da Praia, Mueda e Chiúre a saber: José Diamantino, Chande Paulo, Anselmo Mijai, Rufino Jeremias e Desidério Zacarias, respectivamente, rumo às eleições autárquicas marcadas para 11 de Outubro de 2023.

Dirigindo se aos empossados, Albino Pariela disse que o compromisso dos presidentes das comissões distritais de eleições é de respeitar e fazer respeitar a constituição da República, cumprir e fazer cumprir as deliberações da Comissão Nacional de Eleições de forma escrupulosa.

“Nós como órgãos de apoio da Comissão Nacional de Eleições temos várias obrigações, como a condução do processo eleitoral de forma transparente, honesta e com isenção, para o exercício da democracia na República de Moçambique e em Cabo Delgado de forma particular”, disse Pariela.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.