Primeiro-ministro diz que reconstrução pós-ciclones deve ter em conta questões ambientais

Primeiro-ministro diz que reconstrução pós-ciclones deve ter em conta questões ambientais

O primeiro-ministro, Adriano Maleiane, considera imperioso o aprimoramento dos mecanismos que permitam fortificar a ligação entre a recuperação social e as questões de género, inclusão e meio ambiente.

Esta pretensão foi manifestada ontem, na cidade da Beira, província de Sofala, na Reunião de Alto Nível sobre Pré-Avaliação Pós-Ciclones Idai e Kenneth, evento que juntou na mesma sala representantes do Governo e dos parceiros de cooperação internacional.

Na ocasião, Maleiane considerou que há morosidade na execução dos projectos devido à pouca flexibilidade e multiplicidade dos procedimentos administrativos no desembolso dos fundos por parte dos financiadores. É que, dos 3,4 mil milhões de dólares norte-americanos necessários para a reconstrução, apenas foi disponibilizado 1,2 mil milhão.

“Consideramos, por isso, que os parceiros devem continuar a mobilizar mais fundos para a implementação de programas que assegurem uma maior adaptação e resiliência, assim como a gestão de riscos de desastres face às mudanças climáticas”, disse Maleiane.

O governante notou a deficiente articulação e coordenação entre diversos intervenientes neste processo, nomeadamente Governo, comunidades, sector privado e parceiros.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.