Ainda não há consenso sobre a dívida entre as redes de telefonia móvel TmCel e Vodacom. Após o último encontro entre as partes para a discussão sobre a dívida avaliada em 600 milhões de meticais, a TmCel comprometeu-se a pagar um terço do valor num prazo de 90 dias.
A pretensão foi recusada pela Vodacom que, a 18 de Junho findo, emitiu um comunicado dando apenas 10 dias para o saneamento de pelo menos 200 milhões de meticais.
Entretanto, o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique, INCM, entidade reguladora das comunicações no país, reafirma que o cidadão não será penalizado.
Edmundo Manhiça, porta-voz do INCM afirmou que as negociações continuam e reiterou a necessidade de as duas entidades entenderem-se, para que os usuários não sofram o impacto do conflito.
Passam-se esta sexta-feira, 14 dias após a emissão do comunicado da Vodacom Moçambique dando um prazo de 10 dias à Moçambique Telecom para o saneamento de um terço da dívida, avaliada em 600 milhões de meticais.
O Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique, continua a mediar o conflito.