O Presidente são-tomense demitiu nesta segunda, 6, o Governo chefiado pelo primeiro-ministro Patrice Trovoada e convidou a Ação Democrática Independente (ADI), partido mais votado nas anteriores eleições legislativas de 2022, a indicar outra figura para formar o novo Executivo.
Segundo imprensa estrangeira, a demissão do Governo são-tomense deve-se à “assinalável incapacidade de solucionar os inúmeros desafios do país, bem como falta de cooperação estratégica e manifesta deslealdade institucional.
“Há falta, por parte do primeiro-ministro uma clara cooperação estratégica e há também uma manifesta deslealdade institucional, fatores que vêm entorpecendo a relação institucional que deve existir entre o Presidente da República e o Governo, através do primeiro-ministro”, lê-se no decreto presidencial citado pela Voa.
O decreto aponta ainda os “períodos frequentes prolongados de ausência do primeiro-ministro e Chefe do Governo do território nacional sem que disso resultem ganhos visíveis para o Estado e para o povo são-tomenses”.
Essas viagens, ainda para o Chefe de Estado, “se traduzem, pelo contrário, em despesas injustificáveis para o erário público.”
Assim, o partido ADI, liderada por Patrice Trovoada, tem 72 horas para indicar outra figura para assumir o cargo de primeiro-ministro
Deixe uma resposta