PR inaugura fábrica de extracção e refinação de óleo alimentar

PR inaugura fábrica de extracção e refinação de óleo alimentar

O Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, inaugurou, hoje, uma fábrica de extracção e refinação de óleo alimentar, na cidade de Cuamba, na província de Niassa. Estima-se que a unidade fabril vai produzir três milhões de litros por ano.

“Todo o produtor sabe que o produto dele tem lugar aqui, incluindo soja.  Para esta fábrica são chamados todos os produtores para fornecer matéria-prima de qualidade e em quantidade para a extracção e refinação de óleo alimentar”, disse Nyusi, após inaugurar o empreendimento.

O empreendimento resulta das prioridades do Governo no âmbito da iniciativa presidencial “Industrializar Moçambique”, que visa impulsionar o crescimento económico, produtividade e geração de emprego.

A fábrica será alimentada por 40 mil produtores de soja e algodão assistidos por extensionistas agrários.

O presidente orientou, antes, uma reunião com os membros do Conselho de Serviços províncias de Representação do Estado e Governo local, onde mostrou-se satisfeito com o nível de produção alcançada no ano passado e no primeiro trimestre de 2022.

“Há muitos aspectos positivos,, mas durante o debate vamos incidir mais naqueles que devemos melhorar. Fiquei satisfeito por saber que a produção de carne está a subir na província. É uma das províncias com receitas acima das cobradas no ano passado”, disse Nyusi.

No primeiro semestre deste ano a província do Niassa registou uma produção global de mais de 41 mil milhões de meticais contra cerca de 40 mil milhões de meticais registados no ano passado.

Até ao fim deste ano a província prevê arrecadar mais de 48 mil milhões de meticais, de acordo com o Secretario de Estado do Niassa, Gimo Vilanculo, citado pela RM.

O maior contributo global foi dos sectores da agricultura, pesca e floresta.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.