O mês de Dezembro pode tornar-se um verdadeiro inimigo das poupanças se não conseguir usar os seus rendimentos com cuidado e ponderação. Desde presentes, alimentação, vestuário, calçado, são promoções infindáveis e tentadoras que, muitas vezes, o podem “desviar” dos seus objectivos de poupança.
Mas nem sempre tem que ser assim, mesmo em época de festas, há truques que o podem ajudar a poupar. Antes de se aventurar nas compras, reflicta e gaste de forma prudente, colocando as emoções e o consumismo de parte.
Confira as dicas de Nancy Mafundza, Directora de Retalho do FNB Moçambique.
Defina o seu orçamento
“Em primeiro lugar, defina quanto pode gastar para as festas que se aproximam”, aconselha Nancy, salientando ainda que, “faça as suas contas e veja quanto pode pagar confortavelmente neste período sem ter de recorrer ao crédito ou as suas poupanças. Seja cauteloso e mantenha-se fiel aos seus limites orçamentais, não compre por impulso”.
Faça uma lista e mantenha-se fiel ao que definiu
Nunca é demais reforçar este conselho sábio que requer um pouco de disciplina. Ao planear as suas compras nesta altura, liste por prioridades e importância considerando os seguintes pontos: artigos para o lar, mercearias não perecíveis e material escolar para as crianças. Mas lembre-se de respeitar, sempre, o orçamento definido.
Pesquise antes de fazer as suas compras
Faça a sua pesquisa sobre quanto custa normalmente o artigo que pretende adquirir, antes de comprar, para evitar andar de loja em loja, pode recorrer à internet para comparar preços e conhecer as promoções ou campanhas, que são uma boa oportunidade para poupar.
Investigue sobre as garantias e políticas de devolução
Ao adquirir electrodomésticos ou aparelhos tecnológicos, por exemplo, certifique-se de que compreende os termos e condições das garantias. No caso de aquisição de vestuário ou calçado para oferecer, verifique a política de devolução e limitações de tempo.
Invista em presentes com significado
Os bons presentes são os que tocam o coração de quem os recebe! Deste modo, o valor monetário que gastar não é sinónimo de uma grande prenda. Pense na pessoa a quem vai oferecer e no que ela valoriza ou até precisa.
Presentes DIY (Do-It-Yourself) – Ofereça o seu tempo e talento
Sabe fazer umas bolachas, compotas, artigos de artesanato que todos adoram? Estas são ideias óptimas e económicas para oferecer aos amigos e familiares, além de terem o seu toque especial.
Não se perca nas decorações de Natal
Tenha um pensamento ecológico e consciente face aos desperdícios! Aproveite para reciclar decorações de anos anteriores e, com alguma imaginação, dar-lhes uma nova imagem.
Compre com segurança
Assegure-se de que está a fazer compras em segurança e mantenha-se alerta para evitar ser defraudado, tanto em lojas como em compras online. Lembre-se que não deve, em momento algum, partilhar o seu PIN ou os seus dados bancários.
“As promoções de fim de ano podem, na verdade, ser grandes aliadas para adquirir artigos de que precisa e para os quais tem estado a poupar há algum tempo. Contudo, procure certificar-se de que não se arrepende do dinheiro gasto, seguindo as dicas acima”, conclui Nancy Mafundza.
Deixe uma resposta