Ossufo Momade não reconhece os resultados eleitorais validados pelo Conselho Constitucional

Ossufo Momade não reconhece os resultados eleitorais validados pelo Conselho Constitucional

O líder da Renamo, Ossufo Momade, rejeitou os resultados das eleições validados e proclamados pelo Conselho Constitucional, tendo prometido mobilizar todos os moçambicanos para salvar a democracia no país.

Falando logo após a decisão do Conselho Constitucional (CC), que ditou vitória da Frelimo e do seu candidato, com 65,17% dos votos, relegando a Renamo a perder o estatuto de principal partido da oposição na próxima legislatura, Ossufo Momade afirmou que o partido no poder “devia ter vergonha na cara quanto aos resultados anunciados.

“Não reconhecemos os resultados e nem o suposto vencedor, muito menos os números atribuídos ao seu partido. A Renamo entende que Moçambique merece um Governo legítimo escolhido pelo povo e não por um grupinho de pessoas. Vamos mobilizar o povo para que possamos lutar juntos para salvar a democracia”, frisou Ossufo Momade.

Segundo Momade, a Renamo já havia submetido junto do CC, evidências relativas à violação da Constituição da República durante a eleição, incluindo uma suposta falsificação de editais, troca de cadernos eleitorais e perseguição de membros dos partidos da oposição.

“Estes elementos não são meras especulações, mas dados notórios indicam que não foram tratados com a devida seriedade pelo CC, abrindo espaço para a incerteza futura da nossa democracia, da intolerância política e estabilidade social e política”, acrescentou o líder da perdiz.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.