A Organização Mundial da Saúde declarou o surto da varíola do macaco (mpox) que se está a espalhar em África uma emergência de saúde global, enquanto procura travar a sua propagação.
A disseminação da nova variante de mpox na República Democrática do Congo (RDC), “sua detecção em países vizinhos que não haviam sido relatados anteriormente e o potencial de disseminação adicional em África e além-fronteiras são muito preocupantes”, disse o Director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em um briefing, na quarta-feira.
A OMS declarou a mpox de Emergência de Saúde Pública de interesse internacional pela última vez em Maio de 2022, quando casos de uma variante menos perigosa surgiram a nível mundial. A OMS baixou seu nível de alerta um ano depois, entretanto os casos na África continuaram a aumentar.
Agora estima-se que a nova variante já tenha afectado mais de 15 mil pessoas em seis países, tendo havido mais de 500 mortes na RDC. A variante foi relatada pela primeira vez na RDC há menos de 12 meses.
A OMS desenvolveu um plano de resposta regional que exige 15 milhões de dólares iniciais. A organização já disponibilizou cerca de 1,5 milhão de dólares de um fundo de contingência para emergências e pretende disponibilizar mais nos próximos dias, enquanto apela aos doadores para financiar o restante do plano de resposta.
Deixe uma resposta