“Ómicron pode antecipar quarta vaga da Covid-19”, alerta Eduardo Samo Gudo

O director-geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS), Eduardo Samo Gudo, alerta que a quarta vaga da Covid-19 está à espreita no país devido à circulação da variante Ómicron.

De acordo com Eduardo Samo Gudo já começam a ser divulgados os primeiros resultados de estudos epidemiológicos retrospectivos em curso na África do Sul para entender o risco de re-infecção pelo SARS-CoV-2 em pessoas que já tiveram Covid-19 no contexto da circulação da Ómicron.

Entretanto, a fonte explica que estes primeiros resultados mostram que há um risco incrementado de re-infecção pelo SARS-CoV-2 devido à variante Ómicron, o que chama atenção para a necessidade de reforço das medidas de prevenção e adesão à vacinação para todos, incluindo aqueles que já tiveram Covid-19.

“Adesão à vacinação é fundamental para mitigar o impacto da Ómicron e da quarta vaga em Moçambique. A inoculação continua sendo ferramenta poderosa para proteger contra as formas graves da Covid-19 independentemente da variante”, defende o director-geral adjunto do INS.

Partilhar este artigo