“Nova tarifa do chapa não vai se refletir no bolso do cidadão” – FEMATRO

O Presidente Federação Moçambicana das Associações dos Transportadores Rodoviários (FEMATRO) disse hoje que a nova tarifa do transporte que foi aprovada há semanas pelo Governo não irá se refletir no bolso do passageiro.

“O que vai acontecer é que o passageiro vai continuar a pagar o mesmo valor e o remanescente o Estado vai colocar”, explicou Castigo Nhamane em contacto telefónico com o MZNews.

Para que isso ocorra, avançou o responsável da FEMAFRO, o Estado vai implementar um sistema de pagamento eletrónico nos meios de transportes. Os passageiros terão de pagar o transporte através de um cartão. Ou seja, o pagamento em dinheiro vivo deixara de ser a via usada no sistema de transporte.

Nhamane disse ainda que o governo está neste momento no processo de organização e preparação para que todo o transporte de passageiros esteja em condições de migrar para o sistema eletrónico.

“Isso terá de incluir todo o sistema de transporte de passageiros, inclusive os mini buy de 15 lugares”, afirmou ao MZNews.

Questionado sobre a viabilidade deste sistema tendo em conta a realidade do transporte no país, Nhamane disse que “como transportador faço votos de que o sistema funcione, mas como moçambicano tenho muitas dúvidas dada as condições económicas também dos nossos transportados”.

A nova tarifa de “chapa” aprovada em finais do mês passado poderá começar a vigorar a partir do mês de Setembro próximo.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.