Mural em homenagem ao rapper Azagaia inaugurado em Bissau

Mural em homenagem ao rapper Azagaia inaugurado em Bissau

A cidade de Bissau ganhou um mural em homenagem a Azagaia, o nome maior do rap moçambicano falecido no passado 09 de Março. Edson da Luz, o seu nome de registo, foi autor de letras de intervenção que lhe valeram, entre outros, o título de “rapper do povo”.

A arte foi reproduzida num mural pelos artistas Young Nuno e Galeria Jovem, com participação do coletivo “Nô Raiz”. A obra foi inaugurada no último domingo, 26 de Março, no Bairro de Plubá – 2, localizado na rua Abílio Santos. Na mesma homenagem foram também destacados os jovens feridos durante a marcha pacífica de homenagem ao rapper, em Maputo.

Para Young Nuno, a escolha de fazer uma homenagem a Azagaia representa a valorização de um herói do povo. “Já homenageamos vários heróis africanos, decidimos homenagear o Azagaia porque é um herói do povo, lenda do hip-hop, era a voz do povo. Ele relatava a realidade sem medo. Sua luta não foi só pelo bem-estar de Moçambique, foi por uma África melhor, defendeu o nosso continente como poucos.

Ele inspirou muitos jovens a pensarem numa África melhor e justa, porque o que cantava encaixa muito em todos os países africanos, não só Moçambique. Acredito que as suas músicas deviam ser ensinadas nas escolas porque contêm mensagens ricas e são um exemplo pan-africanista”, diz Nuno, artista plástico e ativista.

“O seu legado não deve passar em branco, nós, como artistas e ativistas, temos o dever de dar continuidade ao seu pensamento. Ele despertava mentes e defendia o povo. Um dos objetivos deste mural é acordar a consciência dos jovens para entenderem que o poder pertence ao povo como dizia Azagaia: “povo no poder”, afirmou.

Azagaia nasceu a 6 de Maio de 1984 em Namaacha, Moçambique. Era conhecido pela sua música de intervenção social. O público aplaudia-o pela coragem de cantar temas denunciando “as verdades”, apesar da “perseguição” de que era alvo por parte do poder político.

Leia mais aqui https://bantumen.com/

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.