Municípios do Grande Maputo comprometem-se a agir para mitigação climática

Municípios do Grande Maputo comprometem-se a agir para mitigação climática

Os municípios de Maputo, Matola e Boane, que integram o triângulo da região do Grande Maputo, comprometeram-se a contribuir para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas nos seus municípios.

O compromisso foi assumido na última quarta-feira, na capital do país, durante o lançamento do Quadro de Acção para Acesso à Energia Sustentável e Acção Climática (SEACAP) da Área Metropolitana de Maputo.

O projecto tem por objectivo, fornecer assistência técnica aos municípios da área metropolitana de Maputo, para melhor lidarem com eventos climáticos extremos a que estão expostos.

Na ocasião, a representante da UN˗Habitat, Sandra Rock, recordou que “não é possível evitar os desastres naturais, contudo é possível garantir uma melhor preparação para lidar com a situação”.

Por sua vez, a representante na Cooperação Espanhola, Irene Morat, citada pela Revista Terra, destacou a importância da iniciativa para incentivar as novas e futuras gerações criarem condições para adaptação e resiliência às mudanças climáticas.

Já o Presidente do município de Boane, Jacinto Loureiro, área que durante a passada época chuvosa foi assolada por cheias e inundações que causaram mortes e deslocados, assumiu o compromisso de abraçar a iniciativa.

O mesmo compromisso foi assumido pelo Presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal de Água e Saneamento da Matola, Bernardo Dramus e pelo Vereador de Ordenamento Territorial, Ambiente e Urbanização no Município de Maputo, Silva Magaia destacando que a iniciativa constitui uma ferramenta-chave para a resiliência climática.

A iniciativa surge numa altura em que os municípios de Maputo, Matola e Boane, são ciclicamente afectadas por cheias e inundações que causam luto e destruição.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.